segunda-feira, 23 de julho de 2007

"Você".


"Você".
JG de Araújo Jorge.
Hoje sinto-me só, neste abandono que põe na alma da gente um não sei quê...
Para dentro dos olhos vejo o outono, paisagem cor de cinza e esse ar de sonoque em plena primavera ninguém vê...

Não é tristeza propriamente: é esplim; nem sei se é esplim: é um sentimento vago; hoje sinto-me só, sinto-me assim como a flor que lá fora no jardim a aragem dipétala num afago...
Finíssima neblina há no meu Ser e em minha alma tristíssima faz frio,se lá fora há calor, e ouço o prazercantando na alegria de viver, por que no meu destino esse vazio?

Hoje sinto-me só e há uma tortura nessa profunda e impenetrável mágoa...
Minha vida é uma sombra...
É uma figura que se debruça numa noite escura no olhar parado de uma poça d'água.

Hoje sinto-me só...
E faz-me mal ficar só, quando a noite está tão calma. . .
Quanta gente infeliz, sentimental, sentirá, com certeza, uma ânsia igualà que eu sinto rondando na minha alma...

Pela janela aberta entra o bafio morno, de um ar que embriaga e que perfuma; vem da sombra um rumor, um murmúrio, talvez, quem sabe? passe adiante um rio...
Mas bem sei que não passa coisa alguma...
Esse rumor que chega aos meus ouvidos que impregna o ar assim, esse rumor,é a canção de mil beijos escondidos, de lábios entreabertos e vencidosque se procuram na ilusão do amor...

Eu sei bem por que sofro e o que eu almejo, minto afirmando que não sei porquê, falta uma boca para o meu desejo, falta um corpo que eu quero e que não vejo,Falta, por que não confessar?...
Você!
(Poema de JG de Araújo Jorge extraído do livro "AMO!". - 1a edição 1938).

Um comentário:

Anônimo disse...

FICO FELIZ ,NÃO SÓ POR SER A MODELO ESCOLHIDA PARA ESTÁ LINDA POESIA COM O NOME *VOCE*,COMO POR SABER QUE TENHO UMA MÃE COM TANTO TALENTO,QUE É UMA PESSOA ILUMINADA QUE DE TAO LINDAS PALAVRAS FAZ AS PESSOAS VIAJAREM NAS SUAS FANTASIAS E IDEAIS,OPA JÁ TO FILOSOFANDO AQUI,ACHO QUE É MAL DE FAMÍLIA.BJ MINHA LINDA BRILHANTE TE AMO!SUCESSO