sábado, 20 de outubro de 2007

O que é injusto na justiça?

Bob Dylan
"Quantas estradas precisará um homem andar antes que possam
chamá-lo de um homem?".
Crônica
O que é injusto na justiça?
S.Bernardelli


O que é injusto na justiça? Quantos advogados honestos encontramos, quantos são dignos de serem chamados de doutor? Dá para se contar nos dedos... Nem mesmo juízes se salvam...

E como fica aquele que ás vezes perde o pouco que tem sem saber porque perdeu. Quer um exemplo em um Processo civil... ?

Um cidadão qualquer é processado há anos, aliás, nem sabe que há um processo contra ele, não recebe nenhuma notificação, nenhuma intimação e um belo dia, aparece em sua casa uma mísera cartinha do banco com o aviso que o juiz está bloqueando sua conta.

Ele vai a procura para saber do que se trata e de repente descobre que tem uma dívida com alguém ou com uma firma que não conhece, que tem advogado que também mal conhece defendendo sua causa, e mais que seus bens, "se os tiver" serão penhorados...

Alguém pode até dizer: - Isso não existe! Mas acredite, existe sim, e como existe...! E na parte criminal? Certa, vez, encontrei uma advogada em um Fórum, entre uma conversa e outra ela me disse que havia desistido de advogar criminalmente, pois havia assistido ao um julgamento em que o promotor condenava um senhor já idoso por estupro seguido de morte...

Quando o advogado do réu recorreu descobriu-se que ele era inocente, refizeram novamente a simulação do fato ocorrido e descobriram que homem mal enxergava, mesmo tendo sido indenizado, o pobre homem ficou lá pagando por um crime que não cometeu antes de o libertarem... Será que a indenização bastou para esse homem?

E quantos, quantos casos errôneos não vemos na justiça...? Muitos vários e vários! Essa é a justiça do nosso país e de outros países. Ela simplesmente não existe!

Quando perguntamos ao um vestibulando que curso ele irá fazer, muitos respondem: Direito! Será que cursarão Direito ou Errado? Sem generalizar, há muitos advogados na praça querendo somente levar vantagem, querendo apenas fazer seu pezinho de meia.

Muitos se formam e quando chega à vez do exame da "Ordem Dos Advogados Do Brasil", não passam, mas será que além do exame há também alguma pesquisa de antecedentes desses Bacharéis? Eu não sei se há, mas acho que não.

O que importa se ele tem boa índole ou não? Importa é que ele passou... Não é a toa que há uma porção de advogados comparados com bandidos. Sei que avaliar o caráter de um advogado é difícil, porque alguns são dissimulados até quando estão fora de seu trabalho...

Não é a toa que existe a frase: "A justiça é cega". Porém há uma justiça que não é cega... É a justiça Divina. Essa nunca falha, ela pode até demorar, mas quando vem, vem a galope e sabe por que? Porque Deus não se corrompe de forma alguma.

Um dia eu também quis ser advogada, mas para fazer justiça de verdade a quem realmente merecesse, com certeza eu seria uma advogada pobre, ou talvez não seria uma boa advogada... O que eu sei que nada é mais nobre mais prazeroso do que fazer com amor o trabalho que escolheu e que gosta.

Felizmente minha vida foi direcionada para escrita... Nada ganho com que escrevo, não tenho livros publicados, não tenho o nome reconhecido, mas eu faço o que eu gosto e com amor, descobri que escrever também é um ato nobre, não sou nenhuma sábia, mas aprendi a usar a sabedoria a que Deus me encaminhou...

Portanto, Doutores do direto e Excelências, usem o que sabem com sabedoria, parem todos os dias pelo menos por minuto e sejam advogados e juizes das suas próprias consciências, acusem-se, defendam-se, condenem-se e absolvam-se...

Antes de julgar a quem quer que seja, analise bem o que esta julgando para que ninguém venha algum dia julgá-lo erroneamente, e antes de bater o seu martelo pense duas vezes para que a mesma martelada não recaia sobre ti um dia.
17/10/2007



Nenhum comentário: